← Voltar para a pesquisa

[BANCO DE TALENTOS] – ENGENHEIRO (A) PROJETOS OBRAS III (Ênfase em SPCS)

🏢 Energisa 📍 MANAUS 🕒 Publicada em 25/02/2026
Tempo Integral

Essa inscrição no Banco de Talentos é para que a empresa te considere em futuras oportunidades. Entenda mais

Descrição da vaga

Somos o Grupo Energisa!

Com mais de cem anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com controle 100% nacional do setor elétrico brasileiro. Nosso portfólio diversificado abrange 11 distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de contas digitais.

Transformamos, através de nossos mais de 17.000 colaboradores, energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas. Acreditamos na força da diversidade e da pluralidade para gerar inovação e atingir resultados incríveis. Aqui todos são muito bem-vindos!

Quer fazer parte desta história? Confere se esta oportunidade tem match com o seu perfil e vem conosco participar desta jornada de seleção!

Responsabilidades e atribuições

  • Elaborar, revisar e validar PEX (planejamento de execução), PAs (procedimento de isolação de disparos), relatórios operativos e documentos de intervenção;
  • Validar em campo estudos de proteção e seletividade para linhas de transmissão, transformadores, barramentos, bancos de reatores e capacitores shunt e equipamentos gerais de subestações;
  • Validar critérios de proteção e filosofia de automação e controle em testes de aceitação de fábrica ou campo de subestações conforme especificação técnica do cliente;
  • Avaliar impactos sistêmicos das intervenções em conjunto com operação e ONS;
  • Planejar sequenciamento técnico operativo de atividades em instalações energizadas;
  • Conduzir reuniões operativas com Engenharia, ONS, agentes e acessadas, O&M e construtoras;
  • Fiscalizar e analisar lógicas de intertravamento, supervisão, comando e sincronismo seguindo as especificações técnicas do cliente;
  • Especificar, parametrizar e realizar comissionamento de relés de proteção, IEDs e sistemas SPCS;
  • Acompanhar testes de TAF e TAC em fabricantes e integradoras, startup e energização de ativos;
  • Diligenciar solução de pendências técnicas com fornecedores;
  • Avaliar conformidade de equipamentos com especificações técnicas;
  • Apoiar homologação técnica de fornecedores, equipamentos e soluções tecnológicas.
  • Atuar como fiscalização de campo para implantação de sistemas de proteção, controle, supervisão e telecomunicações incluindo a fiscalização de subfornecedores relacionados, como controladores de manobras de disjuntores (PSD, RPH3 entre outros), injeção primaria em TCs e TPs, testes de curto-circuito em transformadores;
  • Garantir conformidade e aderência da execução ao projeto executivo, procedimentos de rede, normas técnicas e especificações da transmissora;
  • Validar montagem de painéis, cabeamento, interligações e aterramentos funcionais;
  • Acompanhar integração entre proteção, automação, Telecom e supervisório;
  • Registrar não conformidades técnicas e acompanhar tratativas;
  • Validar documentação de obra e as-built. Realizar o controle e gerenciamento dos cadernos com as-buil;
  • Liberar tecnicamente etapas para avanço físico da obra.
  • Acompanhar energizações, first-charge e entrada em operação comercial.
  • Apoiar tecnicamente a área de O&M em falhas, perturbações e recomposição do sistema, ocorridas durante as intervenções;
  • Analisar registros de falta e eventos, propondo ações corretivas e preventivas;
  • Elaborar/validar as-built, relatórios técnicos, procedimentos e pareceres de engenharia;
  • Suportar processos de ampliação, retrofit e modernização de ativos de transmissão;
  • Avaliar e homologar fornecedores, equipamentos e soluções tecnológicas;
  • Atuar na gestão de riscos operacionais relacionados a proteção e controle.
  • Participar de reuniões quando demandado em apoio a elaboração de documentos intervenção (planejamentos executivos de atividades e procedimento de isolação de disparos) com equipe de operação e manutenção do cliente, acessada ou ONS.
  • Realizar levantamento fotográfico em campo de projetos e equipamentos gerais em apoio ao time de projetos quando não haver projeto físico e/ou digital existente.
  • Gerenciar as evidências dos testes de aceitação de fábrica e campo como oscilografias, eventos, imagens gerais dos testes e toda comprovação necessária de comissionamento.
  • Gerenciar backups gerais de IEDs, sistemas supervisores, switchs, SDHs, roteadores, controladoras, firewalls.
  • Preencher o check-list da disciplina de SPCS a ser entregue a operação e manutenção do cliente.

Requisitos e qualificações

Formação

  • Graduação em Engenharia Elétrica
  • CREA ativo

Experiência

  • Experiência em implantação ou comissionamento de SPCS (Sistema de Proteção, Controle e Supervisão) em subestações ou transmissão
  • Vivência em atividades de campo e interface com operação

Conhecimentos técnicos desejáveis

  • Relés de proteção (SEL, Siemens, GE, ABB ou equivalentes)
  • Parametrização e testes de IEDs
  • Diagramas funcionais e lógicos
  • Conhecimento em IEC 61850, protocolos de automação e integração de sistemas;
  • Experiência em TAF e TAC, comissionamento e startup de instalações;
  • Oscilografia e análise de eventos
  • Procedimentos de Rede ONS
  • Segurança em instalações elétricas (NR-10/SEP)

Diferenciais

  • Experiência em intervenções energizadas será diferencial relevante
  • Experiência em transmissoras ou integradoras de subestações
  • Vivência com energizações e liberações operativas
  • Conhecimento em recomposição de sistema elétrico
  • Atuação prévia com ONS ou centros de operação

Informações adicionais

As PESSOAS são nossa maior ENERGIA. Pensando em seu bem-estar, oferecemos um leque de benefícios. Da só uma conferida no que você terá:

• Vale alimentação ou Refeição para fazer as compras para sua casa ou comer no seu restaurante preferido;

• Plano de saúde e odontológico para você e sua família;

• Previdência privada para sua reserva financeira e investimentos;

• Seguro de Vida, para dar mais tranquilidade a você e a quem você ama;

• Programas de qualidade de vida que garantem o bem-estar e promovem a saúde dos nossos colaboradores;

• Wellhub que te dá acesso a mais de 18 mil academias no Brasil.

Se você possui os pré requisitos da vaga, faça sua candidatura e fique atento nas dicas:

• Durante a jornada do processo de seleção, a comunicação será via e-mail ou por telefone. Certifique que seus dados estão atualizados e fique de olho na sua caixa de e-mail, sem esquecer da caixa de spam. Fique atento nas ligações, os nossos telefones corporativos possuem variação de DDD.

• Caso receba um feedback negativo, não desanime, fique atento a outras oportunidades.

☀️ Energia que impulsiona o Brasil. Talentos que fazem a diferença. Venha fazer parte do Grupo Energisa! ☀️

Você sabia que somos um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro? Com 120 anos de história, somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para liderar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável. Atuamos em 977 municípios de todas as regiões do Brasil, levando energia a mais de 20 milhões de pessoas.

Nosso trabalho mais visível é na distribuição de energia, mas temos muito mais a oferecer. Além das 9 distribuidoras de energia elétrica e 13 concessões de transmissão, contamos com uma central de geração fotovoltaica centralizada e um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, com a nossa marca inovadora (re)energisa. Também operamos no Mercado Livre de Energia, oferecendo soluções de valor agregado para nossos clientes.

Além disso, diversificamos nosso portfólio com a distribuição e comercialização de gás natural, através da aquisição da ES Gás, e, desde novembro de 2024, com a participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás. Estamos também investindo na geração, distribuição e comercialização de bio soluções, como biogás, biometano e biofertilizante, através da Agric.

Nossa missão é transformar energia em conforto, desenvolvimento e novas possibilidades com sustentabilidade. E para isso, contamos com cerca de 17 mil colaboradores que fazem a diferença todos os dias.

Você também pode ser parte dessa história de transformação.

Vamos juntos construir um mundo mais sustentável?



Localidade: MANAUS

Essa vaga não recebe mais candidaturas
Compartilhe e Ganhe Vales 🎟️
×

Quase lá! 🚀

Para visualizar o link desta vaga e se candidatar, crie sua conta gratuita na Employed em 1 clique.

Vales Esgotados ⏳

Você usou todos os seus vales de hoje. Mas você ganha mais acessos ajudando outras pessoas! A cada 5 pessoas que acessarem o site por meio da sua divulgação, você ganha 1 Vale Candidatura para se candidatar à vaga que quiser. 💙 Gentileza gera gentileza.

Compartilhar no WhatsApp
Verificando rede...
Rolar para cima