Descrição da vaga
Venha fazer parte da nossa equipe! Esperamos você!
Venha trabalhar como Engenheiro(a) de Segurança do Trabalho em um hospital de grande porte, de alta performance, 100% SUS e referenciado, que conta com uma Parceria Público Privada, tecnológico e excelente infraestrutura. Buscamos profissionais para fazer parte da nossa evolução, que tragam na bagagem diferentes vivências. Oferecemos um ambiente participativo e inovador para você se desenvolver e transformar o futuro com a gente!
Você poderá contribuir planejanso, definindo, controlando e executando as atividades e processos de engenharia e segurança do trabalho da instituição, analisando os ambientes de atuação dos profissionais, realizar acompanhamento das perícias trabalhistas, das fiscalizações do MTP, PBH, Corpo de Bombeiros e demais órgãos fiscalizadores, implementar ações de promoções à segurança ocupacional e de precauções de biossegurança.
Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
Missão
Prestar cuidado integral, seguro e eficiente ao paciente adulto, a partir da atuação como hospital de retaguarda e referenciado do SUS-BH, com o compromisso de fortalecer a atenção em rede com excelência assistencial e foco na experiência do paciente.
Visão
Ser reconhecido como hospital 100% SUS referência nacional em gestão inovadora e sustentável, destaque pela qualidade assistencial, formação e desenvolvimento profissional e pelo compromisso com a experiência do paciente.
Valores
Cuidado humanizado e centrado no usuário;
Experiência do profissional e do paciente;
Transdisciplinaridade;
Gestão e trabalho participativo, ético e transparente;
Adaptabilidade;
Inovação;
Formação acadêmica e desenvolvimento profissional;
Sustentabilidade financeira, social e ambiental.
Diversidade, tolerância, respeito, harmonia, igualdade, inclusão, diferenças; são palavras soltas que conectadas e incorporadas ao nosso propósito fazem do HMDCC um ambiente melhor para se trabalhar. Se você identificou, cadastre-se venha fazer parte do nosso time.
Responsabilidades e atribuições
– Assessorar atividades hospitalares em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho.
– Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho.
– Acompanhar, orientar e executar análises de casos feitas pelos técnicos do setor, validando conforme legislação vigente.
– Receber e acompanhar perícia trabalhista às áreas, fornecendo documentação solicitada.
– Adaptar recursos técnicos aos empregados nos postos de trabalho, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.
– Elaborar planilhas de custo de EPI’s, avaliando dados de fornecedores e setores internos.
– Autorizar entrega de EPI’s em formulário específico, orientando quanto ao uso adequado.
– Avaliar compras de EPI’s, assegurando especificações relativas à função e atividade do empregado.
– Garantir inspeção dos extintores realizada pelo parceiro de serviços, conforme normas regulamentadoras.
– Registrar e investigar acidentes ocorridos no hospital, encaminhar à Medicina do Trabalho e abrir CAT.
– Realizar treinamentos de segurança para prevenção de acidentes.
– Manter atualizado e efetiva a implantação do PPRA, verificando condições de trabalho e medidas de controle.
– Atuar em parceria com a Medicina do Trabalho na elaboração e revisão do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), garantindo que os riscos identificados sejam correlacionados com os exames médicos ocupacionais (PCMSO) e monitoramentos necessários.
– Acompanhar levantamentos radiológicos periódicos, garantindo níveis seguros de radiação.
– Conferir atividades dos empregados, enquadrando-as na legislação vigente e elaborando parecer técnico sobre adicionais salariais.
– Realizar propostas de medidas corretivas após análise de causas de acidentes
– Manter a gestão informada sobre anormalidades identificadas nas atividades.
– Participar do monitoramento do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).
– Assegurar cumprimento da legislação vigente e normas internas relativas à segurança no trabalho.
– Assessorar tecnicamente a CIPA na identificação de riscos, proposição de medidas preventivas e monitoramento de condições ambientais.
– Atuar como líder multiplicador da cultura de humanização nas relações com os pacientes, familiares e profissionais, garantido um ambiente inclusivo, sem distinção ou discriminação de pessoas.
– Apoiar o superior imediato e coordenações hospitalares em assuntos inerentes a sua área de atuação, apresentando e discutindo soluções para problemas e irregularidades, a fim de subsidiar a definição de ações a serem adotadas e auxiliar na busca pela melhoria contínua dos processos da área.
– Realizar e/ou participar de reuniões nos setores e intersetoriais, sempre que se fizer necessário.
– Acompanhar os processos e garantir a capacitação da equipe para a realização dos fluxos.
– Assegurar que os residentes, alunos e estagiários atuem dentro dos padrões éticos e de segurança do paciente.
– Acompanhar as admissões de empregados do setor, promovendo acolhimento e treinamentos institucionais.
– Realizar as atividades de gestão de pessoas de forma imparcial e transparente, no âmbito de suas competências, observando os direitos e deveres dos trabalhadores, além de promover o respeito e cordialidade na equipe.
– Selecionar, junto ao setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas, profissionais para compor a equipe de trabalho.
– Promover, realizar e acompanhar a avaliação de desempenho dos empregados periodicamente, fornecendo feedback técnico e comportamental, conforme diretriz do setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas.
– Realizar a gestão da escala, frequência e programação de férias e demais atividades correlatas de profissionais da equipe da sua especialidade, conforme a política da instituição e legislação vigente.
– Participar de reuniões, treinamentos, colegiados e comissões, quando designado, contribuindo com propostas e ações de melhorias nas demandas e tratativas apresentadas.
– Participar e acompanhar os processos de gestão da qualidade, acreditação hospitalar e certificações da instituição.
– Assegurar o cumprimento da legislação prevista na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD no âmbito de suas atribuições.
– Zelar pelo cumprimento dos compromissos e metas do Contrato de Gestão entre o HMDCC e a Secretaria Municipal de Saúde- SMSA/BH, no âmbito de suas competências.
– Produzir contratos, termos, protocolos, POPs/ PRSs, registros e relatórios, com possibilidade de padronizar e revisar conjuntamente com setores parceiros.
– Atuar nas atividades de ensino como preceptor, docente, facilitador, supervisor ou coordenador, compartilhando experiências e contribuindo com seu conhecimento técnico e acadêmico.
– Fomentar, participar ou atuar como facilitador das ações de Educação Permanente, conforme política institucional, no âmbito de suas atividades.
– Executar o trabalho observando aspectos relativos à segurança dos profissionais e pacientes, cumprindo a legislação vigente e normas institucionais e comunicando ocorrências que comprometam o resultado seguro.
– Realizar outras atribuições correlatas que sejam compatíveis com o cargo.
Requisitos e qualificações
1- Graduação completa em Engenharia ou Arquitetura;
2- Especialização completa em Engenharia de Segurança do Trabalho;
3- Experiência mínima comprovada de 6 (seis) meses em atividades de Engenharia e Segurança do Trabalho;
4- Diferencial ter atuado como Engenheiro(a) em Segurança do Trabalho em hospitais.
Informações adicionais
Horário de trabalho: Segunda à sexta, 6h por dia, horário a combinar;
Salário Mensal para carga horária de 150h (30h/semanais): R$ 9.041,50;
Cartão Alimentação no valor de R$ 250,00/mês + crédito extra no retorno de férias;
Assistência à Saúde (médica, odontológica e aeromédica): condições especiais para colaboradores, cônjuge e filhos, disponível a partir do 4º mês de contrato;
Descontos em cursos de Graduação e Pós em instituições parceiras;
Treinamentos pela Plataforma PBH;
Gympass/Wellhub: disponível a partir do 4º mês de contrato;
Acesso à plataforma UptoDate.
Etapas da seleção*:
1- Cadastro/ candidatura na plataforma para a vaga/ Análise curricular;
2- Comprovação documental, estudo de caso e entrevista de Seleção com o RH;
3- Entrevista técnica com o Gestor;
*Todas as etapas são eliminatórias e classificatórias.
Etapas do processo
- Etapa 1: Cadastro
- Etapa 2: Entrevista
- Etapa 3: Aprovados
- Etapa 4: Contratação
O melhor lugar para receber cuidado
Um hospital 100% SUS que se destaca pela humanização.
Há quem elogie nossa estrutura de excelência, gestão inovadora e tecnologia de ponta. E sim, tudo isso impressiona.
Mas, na verdade, nosso maior diferencial é o jeito de cuidar, com foco total no paciente.
A essência que nos move, corredor a corredor, leito a leito, tem como bases a gestão participativa e uma equipe totalmente comprometida. Nós somos feitos de pessoas e corações, que se dedicam a receber, acolher e cuidar, diariamente.
Por isso, ORGULHO! Por sermos referência para Belo Horizonte e região metropolitana e por estarmos sempre prontos e dispostos a atender, fazendo do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro o melhor lugar para receber cuidado.
Nossa estrutura
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) ocupa uma área construída de 46.000 m², com 13 andares e heliponto. São 460 leitos, sendo 80 de CTI, e 16 salas de cirurgias.
O HMDCC tem perfil de atenção em urgência e emergência clínica, cirúrgica e AVC com atendimento referenciado e regulado pela Central de Internação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Somos também referência para a Rede SUS-BH e para Minas Gerais no atendimento de alta complexidade nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.
Por ano, realizamos mais de 16 mil internações, 8 mil cirurgias, 100 mil exames de imagens e 820 mil exames laboratoriais.
Modelo pioneiro
O HMDCC é resultado de uma Parceria Público Privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Concessionária ONM Health, em um modelo pioneiro no Brasil.
Localidade: Belo Horizonte
Belas histórias do nosso cotidiano